Ecoturismo
De um jeito que você nunca viu
As atividades que conectam o turista à natureza em suas diversas faces chamam-se Ecoturismo, em uma junção das palavras Ecologia + Turismo.
Quando se fala em Ecologia pode-se ramificar diversas atividades, nas quais cada uma tem a finalidade de levar o viajante a experiências completamente diferentes, podendo-se, também, conectar várias experiências na mesma atividade ou destino. Uma das funções das atividades ecológicas é preservar o meio ambiente, uma vez que ao conhecê-lo há maior tendência em sua preservação e é por isso que o turismo deste nicho é tão importante.
Os elementos
Conhecendo o meio ambiente
As atividades de ecoturismo proporcionam ao viajante estar em meio à natureza, criando uma conexão de conhecimento, respeito e preservação. Há 3 esferas para esses ambientes naturais:
Água
Terra
Ar
Onde praticar?
O Brasil, em sua dimensão continental, conta com 7 grandes biomas (característica de uma região natural) sendo: Pampas, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Amazônia, Caatinga e Mata de Restinga. De norte a sul pode-se praticar atividades de Ecoturismo em todas as suas esferas.
Além disso, pode-se viajar a outros países para ter contato com diversos biomas diferentes do que temos em florestas tropicais, com a possibilidade de passear por desertos, glaciais, salares (territórios de sal), vulcões, safaris e muito mais.
Todo turismo que ocorre em um ambiente natural é conhecido como Ecoturismo então, seja no Brasil ou fora dele, não importando o bioma ou região, mesmo que se esteja em viagem por alguma grande cidade, sempre haverá a oportunidade de aproveitar e fazer algo ecoturístico.
O ecoturismo em sabor
Acessibilidade no ecoturismo
Tem-se o hábito de achar que destinos ecológicos não são acessíveis às pessoas com mobilidade comprometida ou de determinadas idades, porém há muitos passeios que se preocupam em tornar o destino amigável a deficientes, crianças, idosos, gestantes e turistas que viajam com seu animal de estimação, porquanto tais locais já entendem que se a estrutura não for acessível, oportunidades de atender mais clientes serão perdidas, assim como faturamento e possibilidade de retorno do viajante.
É importante que o turista pesquise e questione sobre a estrutura para que se possa tirar o melhor proveito de seu passeio ou viagem.
Na Infinity
Por se tratar de uma agência pequena e adaptável para atender às diversas necessidade dos clientes não há um roteiro de ecoturismo fixo. Desta forma, o planejamento se divide em 2 fases: Calor e Frio.
No período de calor, que vai de setembro a março optam-se por atividades que envolvem água como Praias, Cachoeiras, Rios, Lagos e Esportes Náuticos. Já na época de frio, que vai de abril a agosto, escolhem-se atividade em montanhas para aproveitar a vista e uma série de fatores de maior proveito para atividades de altitude.
Privilegia-se o Brasil, ou o exterior, de acordo com as melhores oportunidades para que o turista sinta algo que nenhuma agência pode lhe oferecer, como destinos únicos e geralmente nada conhecidos, afinal locais famosos e desejados já há outras agências que os realizam. Na Infinity os destinos são únicos!
Acesse nossa lista de destinos programados e seja Infinity.