Ecoturismo

Início > Serviços > Ecoturismo

Ecoturismo

De um jeito que você nunca viu

As atividades que conectam o turista à natureza em suas diversas faces chamam-se Ecoturismo, em uma junção das palavras Ecologia + Turismo.

Quando se fala em Ecologia pode-se ramificar diversas atividades, nas quais cada uma tem a finalidade de levar o viajante a experiências completamente diferentes, podendo-se, também, conectar várias experiências na mesma atividade ou destino. Uma das funções das atividades ecológicas é preservar o meio ambiente, uma vez que ao conhecê-lo há maior tendência em sua preservação e é por isso que o turismo deste nicho é tão importante.

bkg-title
Reproduzir vídeo

Os elementos

Conhecendo o meio ambiente

As atividades de ecoturismo proporcionam ao viajante estar em meio à natureza, criando uma conexão de conhecimento, respeito e preservação. Há 3 esferas para esses ambientes naturais:

Água

As atividades náuticas podem ser realizadas em Lagos, Rios, Mares e Oceanos, nas quais pode-se visitar a superfície ou a parte submersa. Dentre tais atividades há: Stand Up Paddle, Mergulho, Passeios Contemplativos, Cruzeiros e muitas atividades esportivas como Surf, Kitesurf, Windsurf, etc, com uso de equipamento ou embarcações.

Terra

contato com atividades em terra como: Trilhas, Montanhismo, Escaladas, Pedal, uso de equipamentos motorizados nos ambientes naturais como: Motos, Quadriciclos, Carros e até Transporte pesado como tratores e caminhões são utilizados como parte da experiência turística.

Ar

Poucas pessoas sabem mas o ar também proporciona atividades de Ecoturismo como: Planadores, Balões de Ar Quente, Vôos Panorâmicos. O ar também é palco para muitas atividades esportivas como: Saltos, Vôos Livres e atividades com muita adrenalina.

Onde praticar?

O Brasil, em sua dimensão continental, conta com 7 grandes biomas (característica de uma região natural) sendo: Pampas, Mata Atlântica, Cerrado, Pantanal, Amazônia, Caatinga e Mata de Restinga. De norte a sul pode-se praticar atividades de Ecoturismo em todas as suas esferas.

Além disso, pode-se viajar a outros países para ter contato com diversos biomas diferentes do que temos em florestas tropicais, com a possibilidade de passear por desertos, glaciais, salares (territórios de sal), vulcões, safaris e muito mais.

Todo turismo que ocorre em um ambiente natural é conhecido como Ecoturismo então, seja no Brasil ou fora dele, não importando o bioma ou região, mesmo que se esteja em viagem por alguma grande cidade, sempre haverá a oportunidade de aproveitar e fazer algo ecoturístico.

O ecoturismo em sabor

Engana-se quem pensa que uma atividade ecológica se refere apenas às atividades físicas e contemplativas. O turismo gastronômico é muito forte nesse nicho, no qual é possível saborear comidas regionais e produtos muitas vezes endêmicos, com temperos e formas de preparo muito diferentes em cada local. Raízes, sementes, frutas, peixes, doces, tudo com muita história e cultura, aproveita-se dentro do ecoturismo. Pratos com nomes divertidos e completamente desconhecidos do viajante compõem a experiência, uma vez que a gastronomia reflete a identidade de um povo. Iguarias como Chica Doida, Arroz de Puta Rica (também há a versão de Puta Pobre rsrs), Entrevero, Rubação e tantos outros que se pode provar enquanto se aproveita o destino natural, eleva a experiência a ouro nível pois, com certeza, a visão acompanhada do paladar é bem diferente e mais rica, criando uma memória afetiva e gastronômica que será disparada por um gatilho de local ou de sabor.

Acessibilidade no ecoturismo

Tem-se o hábito de achar que destinos ecológicos não são acessíveis às pessoas com mobilidade comprometida ou de determinadas idades, porém há muitos passeios que se preocupam em tornar o destino amigável a deficientes, crianças, idosos, gestantes e turistas que viajam com seu animal de estimação, porquanto tais locais já entendem que se a estrutura não for acessível, oportunidades de atender mais clientes serão perdidas, assim como faturamento e possibilidade de retorno do viajante.

É importante que o turista pesquise e questione sobre a estrutura para que se possa tirar o melhor proveito de seu passeio ou viagem.

Na Infinity

Por se tratar de uma agência pequena e adaptável para atender às diversas necessidade dos clientes não há um roteiro de ecoturismo fixo. Desta forma, o planejamento se divide em 2 fases: Calor e Frio.

No período de calor, que vai de setembro a março optam-se por atividades que envolvem água como Praias, Cachoeiras, Rios, Lagos e Esportes Náuticos. Já na época de frio, que vai de abril a agosto, escolhem-se atividade em montanhas para aproveitar a vista e uma série de fatores de maior proveito para atividades de altitude.

Privilegia-se o Brasil, ou o exterior, de acordo com as melhores oportunidades para que o turista sinta algo que nenhuma agência pode lhe oferecer, como destinos únicos e geralmente nada conhecidos, afinal locais famosos e desejados já há outras agências que os realizam. Na Infinity os destinos são únicos!

Acesse nossa lista de destinos programados e seja Infinity.

Pacotes disponíveis

Veja a lista de destinos programados